Estudantes do curso de Licenciatura
Plena em Pedagogia da UFPI realizaram intervenções pedagógicas no
Hospital Infantil Lucídio Portela nos meses de maio e junho. O projeto
consistia em atividades obrigatórias da disciplina Aspectos
Psicossociais da Aprendizagem ministrada pela professora Luciana Soares
do Departamento de Fundamentos da Educação.
"As atividades tiveram como objetivo propiciar ao acadêmico de Pedagogia a oportunidade de desenvolver práticas e adquirir conhecimentos sobre a importância da atuação do Pedagogo em instituições não escolares, nesse caso a hospitalar, levando em conta os aspectos psicossociais da aprendizagem de crianças e adolescentes enfermos", ressalta a docente.
A intervenção funcionou acompanhada pela
docente da referida disciplina com pequenos grupos de alunos e
aconteceu em dias alternados da semana e do final de semana, como forma
dos alunos por em prática e ter uma oportunidade de desenvolver
atividades que os aproximem do fazer pedagógico no contexto hospitalar.
Dentre os projetos desenvolvidos está a
participação das mães dessas crianças hospitalizadas nas atividades
propostas, uma vez que são de grande importância no processo de
recuperação de seus filhos. "Meu filho desenvolve bastante; é muito
difícil ficar dentro de um quarto o tempo todo deitado, ele sempre me
pergunta quando é que vamos descer para a brinquedoteca", explica uma
das mães.
Foram realizadas as seguintes
atividades: Atividades lúdicas: pintura, desenho, recorte e colagem;
Exibição de filmes infantis; Musicalização; Teatro de fantoches e
contação de histórias; Folclore piauiense; Práticas de escolarização-
leitura e escrita; Literatura infantil: contos, poesia, fábulas,
narrativas literárias que discorrem sobre saúde e doença; Brinquedoteca e
conservação de brinquedos; Pedagogia Hospitalar; Psicopedagogia
Hospitalar e Psicomotricidade.
Disponibilidado em: http://www.ufpi.br/noticia.php?id=19382
01/07/2011
UFPI